Umectação capilar: O que é? Para que serve? Como fazer? (Alguns exemplos de óleos vegetais!)

O que é?
Tratamento com a utilização de óleos ou manteigas 100% vegetais praticamente uma nutrição (pois é constituida de manteigas, óleos (oil) e ceramidas) nos fios que tem a função de repor os lipídios, gordura dos fios até mesmo vitaminas. Uma técnica antiga conhecida também como banho de óleo muito utilizada pelas indianas(talvez este seja o segredinho daqueles cabelos lindos, brilhosos e gigantescos).


Para que serve? 
Ajudar os cabelos com excesso de porosidade, pontas extremamente ressecadas, cabelo sem vida, sem forma e alguns até mesmo ajudar o crescimento.


Como fazer?
Aplicar o óleo ou manteiga vegetal nos fios úmidos ou secos, especialmente nas pontas e/ou mechas mais ressecadas. Tem pessoas que preferem passar nos cabelos sujos (Pois dizem que potencializa), lavados so com shampoo para abrir os poros, usadar também antes de lavar os cabelos se voce achar que o shampoo esta agredindo os fios para  protege-los. domir com o óleo nos fios (Pois potencializa), ou passar de 30, 40 a 1h com touca térmica e ou não, veja e sinta o que mais o seu cabelo gosta. Para potencializar ainda mais o efeito massagerar o couro cabeludo com movimentos circulares


NÃO USAR: óleos minerais, porque não são absorvidos pelos fios, agindo apenas na parte externa, deixando em alguns casos o cabelo ressecado, e com o tempo não vemos mais a beleza do cabelo, pois ele impede a penetração de ativos de tratamento. Tenham atenção na compra de óleos se ele NÃO for puro, ou com a adição de corante e fragrância, NÃO PASSEM NO CABELO, POIS O EFEITO É PASSAGEIRO E COM O TEMPO SEU CABELO NÃO SERÁ MAIS O MESMO ATÉ TIRAR TODOS OS COMPOSTOS E RECUPERAR OS FIOS como: Óleo mineral, parafina líquida, vaselina líquida, mineral oil, petrolatum, paraffinum liquidum, atentem-se!


Alguns exemplos de óleos vegetais, porém existem uma variedade ótima é só pesquisar:

Óleo de Abacate:É um óleo rico em vitaminas vitamina A e um altíssimo teor de vitamina E que é um poderoso antioxidante, o qual inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento., que garante hidratação e nutrição profunda aos fios.


Óleo de Linhaça: Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos polinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. Nos cabelos conferem Hidratação, um brilho muito bonito e também ajuda no combate ao frizz.


Óleo de Jojoba: Quando massageado diretamente no couro cabeludo, dissolve o sebo engastado, os folículos do cabelo ficam livres das partículas estimulando a germinação das células na epiderme e um nenovado crescimento dos cabelos. O Óleo de Jojoba também torna o couro cabeludo menos ácido, regulando, portanto, as secreções glandulares.


Óleo de Rícino: Possível função parecida com o de jojoba em menor eficiência, atua diretamente no couro cabeludo controlando a oleosidade e a acidez do mesmo.


Óleo de Azeite Extra Virgem: É Anti Oxidante Natural, tem propriedade emoliente que confere brilho e Hidratação aos fios.


Óleo de Argan: O óleo natural de argan simplesmente dispensa comentários em sua funcionalidade e resultados, tanto nos cabelos, quanto para a saúde e para a pele. É um anti oxidante natural e extramamente rico em vitamina E, contém também omega 9 e 6, além de um produto natural fundamental para a cicratização e irritação no couro cabeludo.


Óleo de Coco: Possuí ação emoliente e nutritiva aos fios, além de proteger os cabelos contra os radicais livres e fatores externos do clima do nosso país.


Óleo de Monoi: Rico em ácidos graxos, surge da maceração da flor de Tiaré com o óleo de coco e confere hidratação progressiva e duradoura, maciez e efeito reparador em cabelos secos e danificados.


Óleo de Urucum: Extraído da semente da Bixa Orellana, nome científico da árvore típica da Amazônia.Benefícios: rico em betacaroteno, atua reestruturando os cabelos e auxilia na proteção contra os raios ultravioletas.


Óleo de Pracaxi: Extraído das sementes da árvore Pracaxi, da região Amazônica.Benefícios: rico em ácido behênico, promove hidratação, maciez e aumento do brilho.


Óleo de Camélia: Rico em ácidos graxos, ômega, polifenóis e vitamina E, promove a hidratação.


Óleo de Jasmim: Proporciona hidratação, brilho e maciez.


Óleo de Macadâmia: Ontém ácido palmitoleico e vitamina E, é indicado para hidratação, nutrição e controle do frizz.


Óleo de Buriti: Rico em vitaminas A, C, E e ativos antioxidantes, é ideal para cabelos que precisam de hidratação, controle do frizz e brilho. Protege contra os raios ultravioletas.


Óleo de Cálamo: Ontém alto teor de resinas naturais que ajudam modelar os cabelos e combater o frizz, além de selar a cutícula dos fios protegendo-os das agressões externas. Sua raiz é rica em óleos essenciais aromáticos.


Óleo de Mirra: Contém óleos essenciais, hidrocarbonetos, resinas e gomas. Tem efeito de regenerar e preservar a fibra capilar.


Óleo de Ylang Ylang: Além de ser extremamente aromático, proporciona brilho e toque macio e luminosidade.


Óleo de Prímula: Contém um ácido graxo essencial chamado Ácido Gama Linolênico (GLA), que promove ação hidratante.


Óleo de Alecrim: Estimula a circulação e o crescimento dos cabelos, possui ação anticaspa e previne a queda dos fios.


Óleo de Amêndoas Doces:  as amêndoas são ricas em gorduras benéficas a saúde e beleza, proteínas, sais minerais e vitaminas A, B e E. Também hidrata, nutre e desinflama, para os cabelos danificados, brilho e maciez.
Cabelos danificados, brilho e maciez.

Óleo de semente de uva: A vitamina E atua no fortalecimento e contribui para os cabelos cresçam mais rápido e brilhantes. Como não é gorduroso pode ser aplicado em todo tipo de cabelo e em tratamentos capilares com óleo quente.

Gente linda espero que ajude! Beijos!
Deixe o seu comentário, para mim, é muito importante saber o que você achou :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário