Cronograma Capilar: Etapas essenciais

O QUE É?

São cuidados que fazemos para suprir as necessidades dos nossos cabelos, que consistem em HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO E RECONSTRUÇÃO. Há também um auxiliar que chamamos de umectação que pode-se considerar um dentro da nutrição, pois e efeito com óleos vegetais. 

HIDRATAÇÃO:
Faz a reposição hídrica (repõe água aos fios), indicada a cabelos com frizz e ressecamento. Os produtos devem conter em sua composição: VITAMINA A, VITAMINA B5, EXTRATO DE PLANTAS, PANTENOL, fiquem atentos em referencia a componentes naturais destas especies e não podem conter Oil(óleo). Existem varias receitas caseiras, onde utilizamos como por exemplo frutas.

NUTRIÇÃO:
Faz a reposição lipídica (repor óleos aos fios ), indicada para cabelos ressecados e porosos. Os produtos devem conter em sua composição: MANTEIGAS, ÓLEOS E PROTEÍNAS.
Como havia citado: A umectação na etapa de nutrição: a umectação é feita com óleos vegetais, como rícino, jojoba, semente de uva, de abacate, algodão,
cenoura, óleos essenciais e etc.


RECONSTRUÇÃO:
Faz a reposição proteica (repor proteínas e aminoácidos aos fios), indicada para cabelos com queda e quebra.Os produtos devem conter: AMINOÁCIDOS (CISTEÍNA, SERINA, PROLINA, ARGININA), COLÁGENO e QUERATINA.

COMO FAZER?

Temos que separar dias da semana tipo um, dois ou até três dias. Porém, a reconstrução deve ser feita uma vez no mês ou de 15 em 15 dias, na escala antes deve ter feito pelo menos uma hidratação e uma nutrição do cronograma.


Deixando um esqueminha básico, mas no decorrer você irá ver o que melhor se enquadra no seu cabelo, pois deixando claro todos somos diferentes e o cabelo também se diferem e o que é bom para o meu pode não ser para o seu. Breve esqueminha para exemplificação, mas você pode montar a sua própria escala, tipo 1 ª semana: segunda hidratação / quinta hidratação/ domingo Nutrição :) 2ª semana: 1 ª semana: segunda hidratação / quinta hidratação/ domingo Nutrição :) 3ª semana 1 ª semana: segunda hidratação / quinta hidratação/ domingo reconstrução :) e 4ª semana: 1 ª semana: segunda hidratação / quinta hidratação/ domingo Nutrição :)



    Segue uma mini tabela



 OBS: Você pode adequá-la de acordo com a sua rotina e cabelo, a minha eu alterei faço apenas 2x na semana entre hidratação, nutrição/umectação e reconstrução apenas quando sinto a necessidade.

Beijos Amores!

2 comentários:

  1. Na verdade, eu acho que só faço nutrição, hahahahaha. Uso o garnier óleo reparação com algum óleo (abacate, algodão, semente de uva...).
    Já tentei umectaçao com azeite e odiei, kkkkk. Cara, que coisa horrível. Vou tentar com outros óleos...

    Juliana Azevedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu cabelo também não gosta muito do azeite puro não, rsrs, mas se colocar em uma hidratação ele até curte hahaha, mas é testando e testando. Realmente meu cabelo ama nutrição, porém não podemos esquecer das outras fases e também de uma boa alimentação, beijos ju! obrigada!

      Excluir