Transição Capilar

Então minha gente, o que entendemos por  transição capilar? Para podermos nos situar na verdadeira essência desta transição, vamos primeiramente entender o que é transição. Transição é a passagem do estado de alguma coisa para outra, podendo ser rápida, ou demorada. Entendemos que,  para quem passa por uma transição, seja qual for, significa uma grande mudança, alteração , "evolução", transformação, entre outros sinônimos. 

A transição capilar não fica fora disto, através dela encontramos a nossa identidade que é o reconhecimento de que o indivíduo é um ser próprio. É o conjunto de caracteres particulares, que identificam uma pessoa. No caso do cabelo é mais uma aceitação individual e social, visto que não é segredo para ninguém que há séculos vivemos em um eurocentrismo desenfreado. Hoje em dia com a massa popular da mídia, no nosso caso a internet, podemos nos expressar das melhores formas através de vídeos(Youtube...), redes sociais (Facebook, instagram, blogs ...), claro não deixando de lado a televisão, porém sabemos que a ditadura passou, mas algumas emissoras ainda "DITAM" o que deve ser seguido ou não, (não que na televisão não tenha coisas boas é só você filtrar e guardar o que for bom, simples.), alienando assim a sociedade. Voltando ao assunto, a transição capilar veio como um difusor de águas, com a proposta de nos reafirmamos em nossa verdadeira aceitação, identidade,  e essência!
       
Na transição capilar seu cabelo ficará em duas texturas (se for por química ex: relaxamento, progressiva, no meu caso guanidina), cor (se for por tintura), ou textura e cor (se for por henê), ela não é fácil, principalmente se não tiver apoio, caso isso aconteça, lembre-se: O IMPORTANTE É SUA ACEITAÇÃO! Não adianta entrar na transição sem aceitação, ela é o ponto primordial! 

Ohhhh Kah, você passou pela transição capilar? Sim, passei! Foi uma fase chata, complicada e de baixa auto-estima. Me sentia feia, horrorosa, humilhada (Porque sempre vinham me perguntar o porque que eu não passava nada na raiz, se era falta de dinheiro. Já vinheram até querer me emprestar, acreditam? Pois é! Cuidar da sua própria vida ninguém quer), sem personalidade, me sentia oca. Com o tempo eu mesma me firmava, perguntava em pensamento, qual era o proposito?, será que valeria a pena? Gente, afirmo e reafirmo, a transição no meu caso abriu minha mente, com ela enxerguei os verdadeiros amigos, o amor, quem de fato se importava comigo, entre outros acontecimentos o melhor foi a minha aceitação própria, me amar. Fiquei 1 ano e 8 meses em transição, não tinha coragem de fazer o bc com menor tempo. Eu dei minha ultima química para mudar a estrutura dos fios em setembro de 2011, nesse dia cortei meu cabelo e do nada quis voltar aos cachos. Não conhecia nada (grupos, blogs, vlogs, paginas no facebook e etc) e sobrevivi (HAHAHA). Fiz meu bc (big chop/ grande corte) no dia 01.06.2013, não me arrependo em nenhuma forma, confesso que deveria ter cortado antes, pois me senti livre. Muita gente me criticou e me critica até hoje. Não ligo! É muito IMPORTANTE ter certeza quando sera feito o Bc, para não se arrepender, na verdade não é se arrepender, até porque tudo tem seu tempo certo, eu não me arrependi como já havia dito, mas vejo algumas pessoas que sim, então não faça por "modinha", pois, já ficou claro que não é! Abaixo deixarei um pouco da minha trajetória, visto que, não tirava muitas fotos e isso nem precisa dizer porque não é?, rsrs. 

Enfim, melhores dicas para o período de transição: Se não tem coragem de fazer o BC, corte o cabelo periodicamente; Se aceite antes de tudo; Seu cabelo poderá mudar, após a transição, ou seja, a textura da raiz, poderá não ser a mesma no comprimento depois de fazer o BC,não se assuste; Não existe milagres para voltar os cachos, teste texturizações; tenha apenas paciência cabelo cresce; faça o CRONOGRAMA CAPILAR, se alimente bem para reter as melhores vitaminas e deixar seu cabelo mais forte.

Segue uma pequena sequência da minha transição, espero que gostem:


1- Antes liso; 2- Ultima química ; 3- início da transição; 4- estado estranho do cabelo com 2 texturas; 5- vivia de rabo de cavalo, pois as texturizações que conheci (eram poucas), não pegavam, hoje existem várias; 6- depois quando já estava bom para cortar, não dava para fazer rabo de cavalo, vivia de coque; 7- Enfim, BC; 8,9,10,11, 12- FOTOS MAIS ATUAIS, EU CONFESSO CORTEI O CABELO UMAS 4X APOS O BC PARA MANTER O CORTE, ERA PARA ESTAR MAIOR. 


Beijos, amores.








4 comentários:

  1. Minha transição faz tanto tempo, que nem sei. Só me arrisquei a retirar os cachos, uma única vez, quando tinha uns 12 anos, se não me engano. Mas, como era pirralha, a gente nem nota que o cabelo tá voltando ao normal, e antes nem se falava ou falava pouco, em bc, transição e outras coisas...

    Juliana Azevedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade eu mesma quando entrei em transição, sabia que estava porque já levava essa palavra como mudança, mas não fazia ideia das dicas e informações que existiam só conheci no finalzinho mesmo, rsrs
      quando somos mais jovens é tudo diferente, hoje em dia me sinto bem sendo eu mesma, vivendo para me agradar e não aos outros, rsrs. obrigada ju!

      Excluir
  2. qual o seu tipo de cabelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu cabelo é misto, 3a na nuca, 3b próximo as orelhas e 3c no resto. Porém se visualiza mais o 3c! Beijão!

      Excluir